quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Marketing de Relacionamento


O marketing de relacionamento é a construção de uma relação duradoura entre empresa e consumidor.
Para Kotler (1998, p. 619), “marketing de relacionamento é baseado na premissa de que os clientes importantes precisam receber atenção contínua”,independentemente de serem pessoas físicas ou jurídicas. O que vale aqui é o retorno que esse cliente dá à Empresa. Além de melhorar suas relações com seus parceiros da rede de suprimentos que distribuem seus produtos, algumas empresas têm especial interesse em melhorar seu relacionamento com seus consumidores finais.
Gordon (1999, p.31) entende o marketing de relacionamento como um “processo contínuo de criação de novos valores com clientes individuais e o compartilhamento de seus benefícios  durante uma vida toda de parceria”.
As pessoas tendem a confundir o Marketing de relacionamento com o marketing de fidelização.
Essa confusão acontece pelo fato de o marketing de fidelização fazer parte do processo de marketing de relacionamento. De acordo com Dias (2003, p.300), “o marketing de fidelização é o primeiro nível do marketing de relacionamento”. O marketing de fidelização é a estratégia mercadológica que tem por objetivo reter a preferência do consumidor no que diz respeito à compra de determinado produto.

Características do Marketing de relacionamento segundo Kotler
(1992) :
Ø      Concentrar-se nos parceiros e clientes, em vez de nos produtos da empresa, transferindo o foco interno para o externo;
Ø      Atribuir mais ênfase à retenção e satisfação dos clientes existentes do que à conquista de novos clientes;
Ø      Confiar mais no trabalho de equipes, fomentando o marketing coordenado, do que nas atividades de departamentos isolados;
Ø      Ouvir e aprender mais do que falar e ensinar.

Hoje em dia o mercado está altamente competitivo, a internet estreitou as distâncias tornando possível você comprar  qualquer produto de qualquer parte do mundo. Com isso o cliente se tornou o bem mais precioso de uma empresa.Não basta a empresa conseguir novos clientes ,é importante também  manter seus clientes já existentes.
Como hoje o mercado está disputadíssimo e se torna cada vez mais difícil manter e arrumar novos clientes uma ótima solução seria utilizar o marketing de relacionamento.

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