Definição de Endomarketing :
“um conjunto de ações de marketing para o público interno.São ações que a empresa deve utilizar adequadamente para vender sua imagem aos funcionários e seus familiares”.(Brum)
O endomarketing possui uma importância estratégica e,neste sentido,não pode ser separado do marketing.do ponto de vista estratégico,o endomarketing é um processo para adequar a empresa a um mercado orientado para o cliente.Deste modo a relação da empresa com o mercado,passa a ser um serviço feito por clientes internos para clientes externos.É assim que o endomarketing estimula toda a organização a manter-se voltada para o atendimento do mercado.
Um processo de endomarketing deve partir de três premissas básicas:
1. Estamos num mercado orientado para o cliente.clientes só podem ser conquistados e retidos com um serviço excelente;
2. Funcionários têm expectativas e constituem o primeiro mercado para a organização.Assim,funcionários devem ser tratados como clientes e valorizados como pessoas;
3. excelência de serviços para os clientes e gerenciamento de recursos humanos significam envolver e comprometer os funcionários com os objetivos e decisões das empresas;
Essas três premissas trazem como conseqüência um principio: este processo de envolvimento,comprometimento e valorização do funcionário deve proceder o marketing externo.Ou seja,é preciso conquistar primeiro o mercado dos clientes internos para em seguida ,lançar-se ao mercado externo.
Um processo de endomarketing bem sucedido requer um impacto de gerenciamento de atitudes assim como,um suporte do gerenciamento da comunicação.Incluindo atividades relativas à propagação da informação em determinados e adequados momentos.Entretanto,esses dois aspectos do endomarketing estão entrelaçados.
Para que serve o Endomarketing então?
“Integrar a noção do cliente nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e de processos” (Bekin)
Objetivos
“Facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno,compartilhando os objetivos da empresa ou organização ,harmonizando e fortalecendo estas relações”(Bekin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.