quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Endomarketing

Definição de Endomarketing :

um conjunto de ações de marketing para o público interno.São ações que a empresa deve utilizar adequadamente para vender sua imagem aos funcionários e seus familiares”.(Brum)

O endomarketing possui uma importância estratégica e,neste sentido,não pode ser separado do marketing.do ponto de vista estratégico,o endomarketing é um processo para adequar a empresa a um mercado orientado para o cliente.Deste modo a relação da empresa com o mercado,passa a ser um serviço feito por clientes internos para clientes externos.É assim que o endomarketing estimula toda a organização a manter-se voltada para o atendimento do mercado.

Um processo de endomarketing deve partir de três premissas básicas:

1.    Estamos num mercado orientado para o cliente.clientes só podem ser conquistados e retidos com um serviço excelente;
2.    Funcionários têm expectativas e constituem o primeiro mercado para a organização.Assim,funcionários devem ser tratados como clientes e valorizados como pessoas;
3.    excelência de serviços para os clientes e gerenciamento de recursos humanos significam envolver e comprometer os funcionários com os objetivos e decisões das empresas;

Essas três premissas trazem como conseqüência um principio: este processo de envolvimento,comprometimento e valorização do funcionário deve proceder o marketing externo.Ou seja,é preciso conquistar primeiro o mercado dos clientes internos  para em seguida ,lançar-se ao mercado externo.

Um processo de endomarketing bem sucedido requer um impacto de gerenciamento de atitudes assim como,um suporte do gerenciamento da comunicação.Incluindo atividades relativas à propagação da informação em determinados e adequados momentos.Entretanto,esses dois aspectos do endomarketing estão entrelaçados.

Para que serve o Endomarketing então?
“Integrar a noção do cliente nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e de processos” (Bekin)

Objetivos
Facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno,compartilhando os objetivos da empresa ou organização ,harmonizando e fortalecendo estas relações”(Bekin)


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